quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tecnologia Assistiva na escola

     Desenvolvendo e descobrindo a tecnologia assistiva como um recurso para tornar a aula mais significativa, interessante, de qualidade e de muita diversão.
     As atividades foram de explorar o teclado colmeia, onde o estudante pôde realizar sozinho a escrita de seu nome, primeiramente, e depois escrever sobre algo que gostasse.
     Realizamos a leitura de livro com a lupa eletrônica, foi muito divertido.Ele adorou e eu também!



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dicas sobre AUTISMO

     Lendo a última edição da revista "Ciranda da Inclusão", que a cada mês traz informações, sugestões de atividades e dicas muito legais sobre as deficiências, achei interessante compartilhar esse material com colegas interessadas no assunto. Esta edição traz a reportagem sobre o autismo, ou como é frequentemente referido como Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com informações e dicas muito importantes para ajudar no trabalho, tanto em sala de aula como na família.

    Os comportamentos que geralmente levam ao diagnóstico do autismo ou TEA são classificados em três pilares - conhecidos como a "tríade de deficiências". Esses descrevem dificuldades nas seguintes áreas:

1) Interação social;
2) Comunicação e linguagem;
3) Imaginação ( incluindo-se aqui a utilização de comportamentos repetitivos e de autoestimulação)


ALFABETIZAÇÃO

Algumas dicas para a alfabetização de criança com autismo:

* Realizar um planejamento individual de ensino;
* Observar a criança em situações livre e dirigida;
* Escolher objetivos baseando-se no desenvolvimento, dificuldades e facilidades da criança;
* Partir da idade cronológica da criança e não infantilizar.
* Preparar o ambiente com material pedagógico antecipadamente;
* Realizar trabalhos em duplas, facilitando a inclusão das crianças;
* Organizar diferentes espaços na sala de aula ( cantinho da leitura, do brinquedo, da fantasia, entre outros)

    Uma dica que repasso como experiência própria, é acreditar no potencial que o estudante tem e que ninguém descobriu, não acreditou ou que jamais pensou que pudesse ter. Todo ser humano tem capacidade para aprender, mas precisa que alguém aposte e o aceite como é.

# Se você ainda não leu ou não conhece essa revista, saiba que vale apena assiná-la. Boa leitura!